quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Genteeeeeeeeeeeeee!!!! Quero ver quem me diz quais os erros dessa reportagem...

Tirar a carteira de motorista vai ficar mais caro e mais demorado

Governo determinou mudanças para reduzir acidentes.
Especialistas pedem reforço nas fiscalizações.

Tirar a carteira de motorista vai ficar mais caro e mais demorado. O candidato vai ter mais aulas teóricas e práticas. O Governo Federal determinou as mudanças para aumentar a segurança, reduzir acidentes e melhorar a educação no trânsito.

Apesar da iniciativa do governo, especialistas dizem que nada vai mudar, se a fiscalização não for reforçada.

A cidade de São Paulo tem 750 centros de formação de condutores. Todos os dias mil novos candidatos se inscrevem para tirar a carteira de motorista. Eles passam por 45 horas de aulas práticas e teóricas. Com a nova resolução do Detran, vai ser preciso ainda mais estudo e mais treino para sair dirigindo.


A resolução entra em vigor em janeiro do ano que vem. A carga horária das aulas teóricas passa de trinta para quarenta e cinco horas. Já as aulas práticas passam de quinze para vinte. Quem for tirar a carteira de habilitação para moto, poderá fazer o treinamento, antes restrito a áreas fechadas, em vias públicas.

Outra novidade é que o aluno que for tirar a habilitação para dirigir carro terá aulas teóricas sobre motos e vice-versa.

Aumento dos preços

O Sindicato das Auto-escolas não concorda totalmente com o decreto e diz que as mudanças vão provocar aumento de preços. "Os custos operacionais dos CFCs vão aumentar e isso vai ser repassado pro candidato à habilitação sem dúvida", afirma o presidente da entidade, José Guedes Pereira.

Entre agosto e setembro, os instrutores de trânsito serão treinados pelo Governo Federal, em todas as capitais brasileiras.

Fonte:g1.globo.com

As mudanças no processo de habilitação

Veja o que muda nas regras para tirar a carteira de motorista

Cursos de habilitação de condutores de veículos ficarão mais rigorosos.
Modificações mais relevantes foram feitas nas aulas para motociclistas.

Os cursos de habilitação de condutores de veículos ficarão mais rigorosos a partir de 1º de janeiro do ano que vem. As mudanças foram anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que pretende com o aumento da carga horária e o aprofundamento do curso diminuir os acidentes de trânsito. As modificações mais relevantes foram feitas nas aulas para tirar a habilitação para a condução de motocicletas. Confira as principais alterações:

Aumento da carga horária

A carga horária das aulas teóricas passa de 30 para 45 horas. Já as aulas práticas passam de 15 para 20 horas, no mínimo. As aulas sobre legislação de trânsito terão a carga horária aumentada de 12 horas/aula para 18 horas/aula. O curso de direção defensiva terá aumento de 8 horas/aula para 16 horas/aula. E o de noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas terá carga horária de 3 horas/aula (até então eram duas horas/aula).


Curso teórico ganha mais conteúdo

O conteúdo das aulas teóricas será ampliado e aprofundará assuntos como direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.

Quem for tirar habilitação para carros terá aula sobre motos
O aluno que for tirar a habilitação para dirigir carro será obrigado a assistir a aulas teóricas sobre motos e vice-versa.

Motociclistas poderão fazer testes em vias públicas
Passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública. Para tanto, é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo. Todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como na chuva, nevoeiro ou noite.

Transporte de carga indivisível
Também foi criado o curso para condutores de veículos de transporte de carga indivisível e outras, destinado aos condutores que pretendem realizar o transporte de cargas classificadas como indivisíveis.

Renovação da carteira
Quem vai apenas renovar a carteira de habilitação não será afetado pelas mudanças.


Fonte: g1.globo.com

Novas Regras para a Habilitação de Condutores

Diário Oficial traz mudanças nas regras para tirar carteira de motorista

As mudanças começam a valer no dia 1º de janeiro de 2009.
Serão incluídos novos conteúdos, além de uma nova carga horária.


O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (22) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.

Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos, como as conseqüências da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas.

As mudanças começam a valer no dia 1º de janeiro de 2009. Quem já tiver iniciado o processo antes disso ainda vai pegar as regras antigas.


Fonte: g1.globo.com